Antes, durante e depois da partida, o Grêmio teve como principal característica o adjetivo “desnorteado”. Era esse nosso estado. Um Grêmio que não sabia para onde andar, meio cambaleado, meio zonzo, meio sabe-se lá o quê. Assim, mais pra lá do que pra cá, tomamos três diretos no queixo e pimba! Trôpegos entramos, desfalecidos saímos.
Com apenas cinco dias para treinar um esquema tático nunca antes usado, o Grêmio estava fadado a se perder em campo. E o primeiro punch veio aos 14 segundos enquanto todos esperavam um início similar a um jogo de xadrez. Aí, meu amigo, não teve jeito: a casa caiu. Tudo milimetricamente trabalhado durante a semana com os portões fechados deu com os burros n’àgua. O Titanic afundou e não sobrou nem Jack nem Rose para contar história. Mas peraê! Em que órbita um esquema seria criado para funcionar somente 14 segundos? O 1x0 foi providencial, os outros dois gols eram questão de tempo para um time que já possuía uma visão turva e enxergava 22 cruzeirenses em campo, o que, sinceramente, parecia estar acontecendo.
O 3x0 foi uma concretização de que aquele Grêmio imponente e impetuoso não existe mais. Ou, pelo menos, ele deve estar escondido, esperando ser cutucado para despertar de sua fatídica hibernação. A última vez que vi aquele Tricolor foi contra o time que hoje está dividindo a liderança conosco. Um início de 2º turno que não iria condizer com o restante dele. Naqueles tempos remotos, estávamos ONZE pontos na frente do time do Muricy. Sucumbimos, sim, mas perante nós mesmos.
Entretanto, a pergunta que não quer calar é: e agora, José? A diferença que possuíamos para o vice-líder na última rodada é a que agora temos diante do primeiro aspirante ao G4. Enquanto todos enchem os pulmões para o sprint final, o Grêmio parece perder fôlego e tropeçar nas próprias pernas. O que fazer técnica, tática e psicologicamente? Temos 6 rodadas para saber, 18 pontos para se organizar e 540 minutos para doar corpo, alma e coração. O pensamento do gremista varia do otimismo exacerbado ao pessimismo degradante. E assim, será. Épico, de um jeito ou de outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário