Pausa nas especulações e reforços. Olhares voltados para a final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Grêmio e Sport duelaram na cidade de Porto Alegre e ratificaram a supremacia do futebol gaúcho, em especial a do Grêmio, quando o assunto é categoria de base. O Grêmio sempre possuiu uma cirúrgica atenção com a gurizada e 2008 apenas coroou o trabalho sério e comprometido que vem sendo realizado há consideráveis anos.
No início do ano, o tema renovação sendo o carro-chefe do futebol dentro do Grêmio, assim, com o ciclo do Mano e seus comandados chegando ao fim, os juniores teriam papel funcional e fundamental neste processo. Alguns obtiveram sucesso como Carioca e Magrão, efetivados e pontos pacíficos da notória campanha do segundo semestre. Léo já era realidade, desde 2007. Outros também surgiram quando necessário, e, também quando necessário, foram preservados. Caso do Douglas e Héverton. Esperanças para 2009 não faltam.
Ainda mais por causa da gurizada, mostrando que não querem ficara para trás. E quem pensa que foi barbada, engana-se completamente. O título teve direito a GRE-nal na semifinal e virada na final, enaltecendo a competência do trabalho de Julinho Camargo e seus atletas. Sem contar os imprevistos desfalques de peças-chaves da equipe como o volante Tiago Dutra e Roberson. Além da presença do Douglas e Maylson na Seleção Brasileira Sub-20, desfalcando o time. Todos os citados já tiveram ou merecem atenção especial do Professor Roth. Agora, atenção também merecem Wagner, Paulinho e Mithyuê. O primeiro foi testado cedo demais no Gauchão 2008 e, depois de suas atuações e das saídas do Pereira e Jean, no mínimo, merece nova oportunidade. Paulinho, assim como Tiago Dutra, pode e deve ser testados na vaga do Rafael Carioca. Ainda mais pela carência do elenco e da possibilidade de contratações restringindo-se a zero. No entanto, Mithyuê deve ser um caso à parte. Talento o guri já mostrou. Comeu a bola contra Inter e Sport. Foi eleito o craque da competição. Essa é a expectativa da torcida e diretoria: que vem aí um craque. Mas, pelo fato de estar em uma transição salão-campo, sua promoção e efetivação deve ser tratada com a cautela devida.
Agora é pedir aos céus para que todas as expecatativas sejam confirmadas. E quais são essas expectativas? Que todos sejam ídolos no Olímpico, tragam alegrias ao torcedores e troféus ao Grêmio. Ah, e claro, que não sejam vendidos a preço de banana em 2010 ou 2011 em diante. Porque o número de empresários flagrados no Passo D'areia não anima ninguém.
Um comentário:
Olá Carlos,
Acredito que o Grêmio deveria seguir o exemplo da gestão do Dr. Roberto Horcades, presidente que tão bem administra as categorias de base de Xerém.
Assim, o Grêmio daria um passo enorme para lançar os garotos no mercado europeu.
Podemos observer claramente isso no caso dos laterais Rafael e Fábio, comprados pelo Manchester United por cerca de £1 mi cada. =)
Abraços,
Vitor
Vitor Ferraz é acadêmico de Direito e torcedor fanático do Fluminense FC
Postar um comentário